Paulo de Tarso, nasceu em Tarso, capital da Cilícia no ano 5 da Era Cristã, inicialmente recebeu o nome de Saulo, e faleceu no ano de 64 como Paulo, trabalhava de montar e desmontar tendas para os viajantes.
Era da religião Judaica, julgou que tinha missão religiosa para cumprir e combater o Cristianismo, por considerar essa religião uma traição ao Judaísmo, então, perseguia e matava os seguidores de Cristo, porque, muitos Judeus tinham abandonado a Lei Mosaica para seguir a Jesus, sobre o qual na concepção de Saulo, era um monte de fanáticos cristãos que pregavam e diziam que Jesus havia ressuscitado dos mortos, depois de ser crucificado.
Saulo tinha cerca de 28 anos quando ocorreu seu encontro místico com Jesus. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, encontrou com fiéis Cristãs pelo caminho e deu ordem a eles de prisão, neste momento, Saulo teve uma visão de Jesus envolto a uma grande luz, ficou cego, e apenas ouviu a voz de Jesus, “Porque me perseguistes”, no mesmo dia desse encontro, Jesus havia sido crucificado e morto. Saulo ficou tão desorientado que a sua cegueira durou por três dias, após isso, refletiu muito e se converteu ao Cristianismo, foi batizado por um dos seguidores que estava entre os fieis de Jesus e foi orientado a utilizar o nome Paulo, para não ter ligação com o Judaísmo.
Durante três anos, Paulo foi para o deserto para reconstruir seus pensamentos, onde realizou pregações entre o povo Cristão, conheceu os apóstolos Pedro e Tiago, e dali por diante passou a ser testemunha de Jesus, escrevendo a trajetória dos feitos de Jesus como tema principal.
Padre Paulo, como era conhecido, apesar de ter sido um dos maiores divulgadores da mensagem de Cristo e reportados os feitos de Jesus nas suas escritas, São Paulo nunca conheceu e viveu de fato com Jesus. Descrevia a passagem de Jesus com muita autonomia, foi autor de vários epístolas do Novo Testamento, nas suas escritas e palestras, tinha como lema evangelizar a todos os filhos de Deus; o resto para ele não tinha importância.
A proposta de Paulo para a Igreja consistia na ideia de família, onde todos seriam irmãos e filhos do mesmo Pai, escravos, ricos ou pobres, deveria ser tratados com respeito, igualdade, solidariedade e principalmente, amor.
Revelou-se um grande missionário e formador de comunidades, abriu varias Igreja para aqueles que não eram Judeus.
Nas suas jornadas, Paulo ensinava a todos na pratica de como meditar, ter muita perseverança e amor, mostrava nos seus cultos, o valor de viver os padrões daquilo que Deus deseja para cada um de nós.
A sua Missão era:
Estar pronto a anunciar o Cristo Jesus para todos e em todas as localidades se possível o mais longe da sua base;
Se dirigia aos grandes centros urbanos para transmitir e anunciar o evangelho, buscando pessoas da periferia, inicialmente aos judeus e pagãos.
Prevalecia sempre a fé, a esperança e o amor, sendo o maior destes o legado do amor;
Ser um exemplo de fé incondicional para a transformação espiritual;
Dentro do Decálogo atual, São Paulo, passou pelos 10 itens, sendo os mais praticados:
- A Glorificação a Luz Criadora – Deus;
- Justiça divina;
- Pureza e honestidade Espiritual.
Pois foi o que perpetuou na sua perseverança da sua vida como legado.
Jun/2024