“Somos o que pensamos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”. Essa frase de Buda de muitos séculos, ainda é mais verdadeira do que nunca.
Os nossos pensamentos é a base de nossas decisões e, por consequência, do nosso destino e da nossa espiritualidade. Então, controlar a nossa mente é o caminho mais direto para influenciar os acontecimentos e se adaptar da melhor maneira aos imprevistos. Com o domínio da mente, além de pensar e planejar melhor, podemos ter outra atitude diante da vida, o que resulta em menos sofrimento, mais espiritualidade e mais felicidade.
Esse sentimento vem da compreensão do nosso propósito e de como proceder para realizá-lo. As nossas conquistas serão nada mais do que a confirmação de que o caminho seguido é o correto. Pode-se dizer que controlar nossos pensamentos é tão importante quanto o domínio dos movimentos do corpo, pois deles nascem os sentimentos e as paixões que podem nos causar grande dor ou elevar nosso potencial até a altura em que estão nossos sonhos e objetivos. Uma vez que se conhece como funcionam as nossas engrenagens mentais, torna-se possível direcionar a nossa operação para a conquistas dos nossos sonhos e objetivos.
Os limites de cada pessoa passam a depender apenas da vontade e do esforço pessoal. Quanto mais se usa a mente de maneira ativa, mais as falhas de entendimento e a fraqueza diante de vícios de comportamento diminuem consideravelmente, o que significa um aumento na eficiência pessoal e ganho relacionado com o desempenho material e espiritual. Por isso, não é exagero afirmar que o controle da mente está na base e influencia diretamente a nossa prosperidade, saúde, qualidade de vida e disposição.
Nossos pensamentos é o ponto de partida para alcançar a evolução pessoal e espiritual, fazendo com isso um mundo melhor. Vibrar o Amor, Alegria, Paz e Iluminação, está relacionado com à nossa saúde material e espiritual, é preciso unir sempre três aspectos: Mente, Corpo e Espirito. Para alcançar a cura, é preciso estabelecer o equilíbrio entre esses três pilares fundamentais da criação. Se nos concentramos em pensamentos negativos, atraímos acontecimentos desagradáveis, mesmo que não saiba ou não queira, atraindo a doença, a dívida, os relacionamentos frustrantes… Tudo de ruim que acontece em nossas vidas.
Se nos concentramos em pensamentos positivos, atraímos acontecimento agradáveis, tudo que é de bom, realizações, sucessos e estabilidade espiritual. Mesmo que tente se esconder e se faça de vítima, nós afetamos a realidade que vemos e que está ao nosso redor. Se pensamos em ser assaltado e saímos de casa com medo de assalto, estamos em sintonia com aquele que sai de casa pensando em assaltar, então, atraímos o assaltante. Portanto, se fomos assaltados, foi nós mesmos quem atraímos. Dessa forma afetamos a nossa realidade.
Tudo que a mente pode conceber e acreditar, ela pode realizar. Por isso que temos que vibrar a felicidade e emanar Vibrações de felicidade.
O primeiro passo para filtrar seus pensamentos, como em qualquer processo de melhoria, é começar a organizar a nossa mente. Isso significa, em um primeiro momento, separar o que é útil do que é desnecessário e do que é até mesmo prejudicial. Ser seletivo em relação ao que dedicamos tempo e esforço mental garante a possibilidade de empregar a nossa capacidade em assuntos que trarão o melhor retorno para nossas vidas, evitando acumular “entulhos mentais e lixos espirituais” desnecessários e tornando as nossas atividades mentais acidentada e caótica.
À medida que conseguimos cultivar predominantemente pensamentos positivos, a tendência é que isso se reflita em outros aspectos da nossa existência, do nosso imaginário e nas nossas vidas no âmbito material e espiritual. Isso ocorre porque a mente tem uma capacidade criadora, isto é, aquilo que pensamos ou imaginamos encontra maneiras de se manifestar no mundo real. Por isso, é tão importante cultivar pensamentos positivos em detrimento dos negativos. Se uma ideia negativa surge na mente, precisamos trocá-la imediatamente por outra, positiva.
O segredo, portanto, é substituir os pensamentos ruins pelas “nossas coisas favoritas”. Desintoxicar nossas mentes não é fácil, e talvez beire a impossibilidade, filtrar os nossos pensamentos, muitas vezes nossas emoções e fragilidades conspiram contra nós (a nossa mente nos trai). Em outras situações, é a convivência com outras pessoas, com pontos de vista e abordagens diferentes dos nossos acabam nos influenciando, isso nos traz duvidas e falta de confiança para os nossos ideias e objetivos que traçamos. Entre os exemplos de pensamentos tóxicos, que só fazem mal à nossa vida, e que precisam ser eliminados com urgência, estão a vitimização, o preconceito, a excessiva preocupação com a opinião alheia, o conformismo, o excesso sexual, o aprisionamento a um passado que não retornará e a propensão a achar que se está sempre certo, seja qual for o assunto.
Esses hábitos mentais representam sofrimento, perda de tempo e da encarnação, queda na nossa produtividade, pois nossa mente precisa empregar grande quantidade de energia para combatê-los, transformando-se em um campo de batalha.
Cultivar bons pensamentos é a melhor maneira de evitar que a nossa mente seja tomada pelos maus pensamentos é garantir que já esteja ocupada com outros pensamentos melhores.
Cultivar ideias e sentimentos positivos é o caminho mais rápido para fortalecer o espirito a nossa mente e proporcionar resultados reais em nossa vida material e espiritual. Para alterarmos nossa realidade visível, é preciso mudar a invisível, que existe em nossa mente.
Bons pensamentos produzem bons resultados. Revisar nossas ideias e se autodiagnosticar, eventualmente, é a certeza de que estamos cultivando um novo modelo mental, que poderá ser o caminho para alcançar maior confiança espiritual, fé, objetividade material consequentemente maior evolução espiritual e felicidade pessoal para nossa vida.
O melhor exercício para a mente é a leitura e a pesquisa, aprendemos e dialogar com outras mentes aumentar o nosso repertório de habilidades de pensamentos e de maneiras de ler e de compreender o mundo. Cada vez que a nossa mente se abre e se preenche para novas ideias, não mais retornará ao tamanho inicial, pelo contrário, sairá mais rica e forte dessa experiência e pronta para alcançar novos patamares. É esse o tesouro que encontramos na leitura e na pesquisa.
Ter a mente sintonizada em coisas boas diminui o estresse e a ansiedade, dois fatores que alimentam pensamentos tóxicos e que enfraquecem nosso autodomínio e nossa força de vontade. Pensar positivo não significa ser crédulo ou ingênuo, mas sim que há investimento do nosso tempo em energia mental em maneiras de transformar a nossa realidade, ou invés disso, geralmente buscando problemas ou motivos para se queixar da vida.
Um proverbio no mundo dos negócios diz que: "Não existe pessimistas bem-sucedidos, pois alcançar o sucesso é preciso, antes de tudo, acreditar nele” Somos o que comemos. Nosso cérebro precisa de uma dieta rica em nutrientes e saudável com isso teremos mais condições de organizar e direcionar nossos pensamentos. Por outro lado, uma alimentação ruim nos priva de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Nesse cenário, acabamos nos tornando presa fácil para as doenças e, consequentemente, comprometemos o nosso bem-estar material e espiritual. Dores no corpo, doenças crônicas, problemas de digestão… tudo isso rouba tempo e energia mental preciosos gerando pensamentos ruins que podem ser evitados se tivermos uma dieta adequada.
Outro componente essencial e dormirmos bem, é como se submetêssemos nosso cérebro a um processo de desintoxicação, durante o sono, regeneramos células, removemos toxinas e eliminamos redundâncias e informações inúteis da memória. O sono reduz a tensão arterial, a ansiedade e recupera as energias. Noites mal dormidas representam dias pouco produtivos e mente desfocada, dificultando muito a possibilidade de manter o pensamento em torno de seus objetivos. À medida que vamos implementando essas boas práticas no nosso cotidiano, vamos descobrindo outras maneiras de lidar com a nossa mente, corpo e espirito baseado nas nossas características e circunstâncias pessoais.
Ao sentir que há desordem em sua mente, busque uma atividade que pode ajudar a organizar: escutar boa música, contemplar a natureza, meditar, fazer exercícios de respiração, recitar mantras, vale qualquer coisa que funcione para você. Gradativamente, essas práticas vão levá-lo à conquista do que se chama de “mente sossegada com clima espiritual tranquilo”, pensamentos livres de desordem e inquietudes e uma imaginação firme, capaz de se livrar do assédio habitual de pensamentos perturbadores, dos sentimentos enganosos, da confusão de ideias e das escolhas nocivas materiais e espirituais.
Uma mente sossegada com um clima tranquilo é capaz de observar pensamentos e movimentos mentais, de maneira isenta e equilibrada, como se ocorressem fora da própria consciência. Por maior que seja a dificuldade ou complexidade, não irá abalar a tranquilidade de alguém que conquistou essa condição divina.
Essas boas práticas de conduta do equilíbrio Mental, Corpo e Espirito nos remete ao conceito de como deve ser um missionário da Catequese de Santo Tomas de Aquino na matéria.
Aula Out/2020