Metafísica compreende os aspectos estruturais e energéticos que coordenam as matérias orgânicas e inorgânicas. É um estudo especial sobre a essência do universo, sua formação e dos seres que nele habitam. Ela nos proporciona uma ótica ampla dos fatores tempo e espaço, bem como do senso do Bem e do Mal, categorias imutáveis e eternas, constituintes das causas primitivas do mundo físico.
Os primeiros estudos de metafísica foram compreendidos por Aristóteles. O termo metafísica significa: meta = além e física = matéria. Portanto, tudo aquilo que estiver além do físico poderá ser considerado Metafísica. Ela compreende a esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental. A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência.
Com esse conhecimento, Frei Alberto de Magno deu continuidade aos estudos e mergulhou no campo delicado das relações entre ciência e fé. Nesse campo, ele chegou à conclusão de que a ciência não pode explicar o mistério, mas ajuda a preparar os caminhos de Deus. Grande estudioso e propagador de Aristóteles, afirmou que é possível utilizá-lo assim como Santo Agostinho se valeu de Platão; mas, ao mesmo tempo, não hesitou em distinguir e rejeitar aquilo que nele era contrário à doutrina cristã. Teve como um de seus melhores alunos Santo Tomás de Aquino.
Podemos dizer que a metafísica é uma maneira estruturada de pensar sobre as explicações mais fundamentais do mundo, do universo que nos encontramos, e em todas as dimensões da parte material e espiritual, tudo que existe possui um potencial de evolução, podendo se transformar positivamente ou negativamente.
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino continuaram os estudos de metafísica e ficou definido que a metafísica como sendo: “o objeto de estudo das causas da existência nas coisas”. (Dedicou parte da Suma Sagrada somente para esse título), diz que a Metafísica é a doutrina da essência das coisas, o conhecimento das coisas primárias e dos primeiros princípios. É a busca da essência de Deus, do Espírito e da matéria.
A Metafisica é o uso da energia vital universal que está disponível a todos e em tudo. Porém, devido às "sujeiras" energéticas provocadas por pensamentos, sentimentos angustias, raiva e atitudes negativas que nos aflige, faz com que a nossa matéria fique obstruída, não permitindo que a energia universal entre por inteira em nós, limitando a capacidade de auto cura ou do potencial de evolução e transformação material e espiritual.
A Metafisica funciona como uma prática integrativa para equilibrar partes do corpo físico e emocional tanto no âmbito material como espiritual.
A sabedoria oriental explica que a energia é a base de tudo. No corpo, ela flui pelos canais energéticos, alimenta órgãos e células e regula as funções vitais.
A energia vital Universal é única, inteira e integra sem interferências, não é positiva e nem negativa, mas uma combinação destas qualidades.
As doenças ou disfunções físicas, mentais e emocionais que temos, são energia que fluem de maneira errada, parada ou bloqueada que represam dentro de nós. Vários fatores como estresse, sedentarismo, má alimentação, insônia, respiração inadequada, ansiedade, mágoa, apego, raiva, baixa autoestima e sexualidade são capazes de interferir no fluxo energético e, com isso, podem causar distúrbios físicos ou psíquicos, pois a nossa aura fica negativada com todos esses distúrbios.
Para essa situação a metafisica serve para desbloquear essa energia, regulando o fluxo e consequentemente, resgatando o equilíbrio que é preciso para ter saúde e bem-estar.
Com a aplicação da energia vital universal no corpo, o organismo volta a funcionar de forma harmoniosa, com glândulas ativadas, sistema nervoso revitalizado e sistema imunológico fortalecido.
A metafísica da saúde, por exemplo, É uma concepção atrelada às práticas de autoajuda e prega a ideia de que vários problemas de saúde acontecem em consequência da adoção de certos comportamentos e modelos de pensamento que temos.
O objetivo da metafisica da saúde é revitalizar a energia e o estado global do indivíduo, possibilitando o reestabelecimento do equilíbrio.
Podemos aplicar a metafisica da saúde quando for necessário, é uma energia segura, que não pode ser manipulada, e sim aplicada, em qualquer situação e a qualquer momento, tanto em si mesmo como em outra pessoa ou outros seres vivos, abrangendo o mundo espiritual (Elos e espíritos fora da matéria), de diversas épocas e dimensões, pois quando nos conectamos ao clima espiritual das Luzes (fonte divina de Energia Vital), passamos a conduzir a energia que recebemos da fonte, e não podemos interferir na condução da energia quando estamos servindo de condutores ou de intermediários dessa energia, por isso, que sempre falamos em sermos um bambu para que quando nos aproximarmos do clima espiritual através das Luzes da Catequese, e sem nenhuma intenção em pensamento, a condução da energia Vital passe por nós sem capturar os resquícios da nossa energia, chegando ao destino definido pelas Luzes, com a mesma pureza que saiu da origem, sem interferências, propiciando os ajustes e os encaminhamentos necessários.
Se olharmos de forma macro, esse é o procedimento que utilizamos para os nossos trabalhos de Catequese com os vínculos, onde todos se conectam no Clima espiritual através das Luzes:
Com o clima espiritual perfeito estabelecido pelas Luzes, o Orientador da catequese ajuda a conduzir materialmente as orientações informada pelas Luzes, o Vinculo disponibiliza a sua matéria como forma, servindo como base dos princípios da vida, com esse conjunto harmonioso os Elos e Espíritos fora da Matéria recebem a oportunidade de ajuste e aprimoramento em todos os aspectos, sendo direcionados para caminhada da estrada da Catequese de Santo Tomas de Aquino, onde todas as criaturas se encontram para receberem novos ensinamentos e aguardando para uma nova oportunidade de retorno na matéria. Nesse processo todos recebem a sua parte, as Luzes não esquecem de ninguém.
Também podemos aplicar a Metafisica em nós mesmos fazendo a Oração de Santo Tomás de Aquino, fazendo meditações e trabalhos de catequese, se possível, devemos parar em um local sossegado para gerar pensamentos bons para nos conectarmos ao Clima Espiritual e deixar fluir a energia Vital que vem das Luzes, isso vai nos trazer bem estar, equilíbrio entre espirito e matéria, automaticamente a energia é direcionada para os órgãos que estão necessitando de ajustes.
Para Santo Tomás de Aquino a Metafisica é a análise do Ser enquanto Ser de todas as Coisas existentes, e que possui um elemento comum no princípio primário fundamental de tudo que foi criado em todas as coisas do universo que permite que tudo esteja interligado e harmoniosamente correto. No clima Espiritual perfeito da Catequese de Santo Tomás de Aquino, temos a oportunidade de observar e sentir esse elemento comum de todas as coisas.
Na gloria de Deus e de Santo Tomás de Aquino.
Amém.
Aula Nov/2023