Catequese de São Tomás de Aquino, movimento de orientação, encaminhando e direcionamento a todas as criaturas.
No oceano do mundo, criado pelo nosso Criador, existem inúmeras situações e se nós formos navegar encontraremos todas as soluções, todas as direções, todos os resultados que poderão ser positivos, desde que nós respeitemos tudo aquilo que ele apresenta para nós. Até mesmo o sabor da água está sempre equilibrado onde quer que seja, mais salgada, menos salgada ou todo ele de uma única forma. Existem pequenos detalhes no próprio oceano, que desconhecemos. Temos que aprender muito, alguns detalhes, microrganismos, grandes animais, pequenos, médios e em alguns momentos nesse oceano existem turbulências grandes, menores, calmarias, existem uma série de coisas que se nós formos prestar atenção, faz com que o nosso trajeto neste oceano, seja observado de como deveremos fazer para que consigamos atravessar esse oceano, com tudo aquilo que se é necessário para fazermos essa travessia.
E no oceano espiritual, não damos a mesma importância a todos esses detalhes, que nos foi colocado no Oceano material. No espiritual encontramos algumas coisas e não queremos navegar e entender que entramos naquela tempestade, naquela turbulência que nós mesmos criamos, que são as nossas necessidades e não sabemos o que fazer com ela a nossas turbulências, não sabemos lidar com ela.
Então começamos colocar culpa naquele mar revolto, naquelas nossas necessidade, no turbilhão, que muitas vezes nos envolve de um certo jeito que parece não ter saída. Parecendo que este oceano espiritual não é para mim, eu não deveria estar ali, eu não deveria estar naquelas águas, eu vou começar a reclamar do sabor da água, vou criar empecilhos sendo que tudo aquilo que foi apresentado, foi eu mesmo que criei e até aquela calmaria, faz com que eu não saia do lugar, ou me deparo com algumas coisas no meio deste oceano Espiritual, achando que é um verdadeiro monstro, sendo que eu mesmo criei e coloquei naquela rota.
A catequese de São Tomás de Aquino, vai nos dando uma carta náutica, por onde e como devemos navegar, onde devemos observar e acompanhar tudo isso, onde está chegando uma turbulência ou uma calmaria que irá nos atrapalhar muito mais. Então a nossa caminhada espiritual, ao nosso ver, deveria sempre desembarcar numa praia linda, com todos os prazeres, com tudo aquilo que eu gostaria que fosse. Mas será que aquela praia maravilhosa eu consegui construir ela? Eu consegui que esse paraíso estivesse ali, simplesmente por estar ou porque eu me direcionei para ele como deveria ser, sempre buscando acertar, sempre fazendo o melhor dentro deste oceano Espiritual, observando aqueles pequenos detalhes, aqueles microrganismos que deixamos de cuidar dele e ele foi se transformando naquele monstro. Em alguns momentos estamos num turbilhão terrível e queremos que o nosso Deus nos retire e nos coloque na calmaria e que nos coloque em outro rumo. Mas para nos colocar em outro rumo, precisamos começar a observar como saímos dele, aprender como realmente é esse caminho, como deve ser essa rota.
Essa rota nós vamos construindo de encanação em encarnação e assim vamos construindo esse oceano espiritual de uma forma mais correta, mais direcionada, e sabendo que dentro deste oceano espiritual ele pode ter tempestades horríveis e eu sendo um bom marinheiro, que venho traçando esta rota e observando esses detalhes ,e que posso passar por eles, reconhecendo que eu mesmo criei essa rota ,um pouco torta, mas sabendo que eu mesmo posso endireitar essa rota e eu mesmo posso realmente me orientar, pelas coisas que o nosso Criador deixou para cada um de nós. Então, as nossas necessidades passam a ser cuidadas desta forma.
Como eu quero entrar neste oceano? Como eu consigo navegar em mar aberto sem estar preparado?
Como consigo saber para que lado vou, e como posso obter melhores resultados, se eu não estou me preparando para isso?
Quando deixamos de cuidar destes detalhes e deixamos de cuidar das nossas necessidades, e resolvemos sair para navegar em mar aberto, vamos encontrar algumas dificuldades por falta de preparo. Esta preparação vem ao longo do tempo, vamos reconhecendo o que fizemos realmente antes de começar reconhecer o que devemos fazer com o nosso espirito, o que devemos fazer para que possamos encontrar aquele paraíso e encontrar a perfeição espiritual.
A catequese de Santo Tomás de Aquino, vai nos preparando para isso, para que a gente entenda e conheça melhor o nosso espirito, para que possamos cada vez mais aprender e ensinar as coisas de Deus, pois sem as Coisas de Deus a vida vai ficando sem um sentido verdadeiro, sem aquele céu estrelado, onde muita gente se orienta, para os que navegam e que tem a experiencia; e procuram essas estrelas e estes astros para se orientar, para que realmente saiba que rumo tomar. Então o nosso Deus, nosso Criador jamais irá nos abandonar, para que isso aconteça, nós precisamos não abandonar ele e nem abandonar aquilo que ele criou para nós, principalmente o nosso próprio espirito, ele jamais irá nos abandonar, mas vamos sentir este abandono da nossa parte e não por parte dele, porque nos distanciamos de uma certa forma, que parece que não temos mais por onde orientar, parece que não enxergamos mais a rota das estrelas, e não conseguimos mais colocar a nossa vida no rumo e no caminho.
Tudo o que precisamos sempre esteve em nosso alcance e sempre vai estar, só basta colocarmos a nossa vontade de querer acertar, de saber que existe sim um Criador, existe sim um Deus que nos encaminha e nos orienta. Só não podemos jogar a responsabilidade que é nossa para o nosso Criador, a responsabilidade do nosso bem viver, da nossa evolução, depende de nós, da nossa boa vontade de querer acertar.
A Justiça De Deus, jamais vai colocar tempestades em nosso caminho, e se ela aparecer em nosso caminho nós temos que saber decifrar esse mal tempo, saber entender o que está acontecendo, pois o nosso Criador jamais vai colocar para nos prejudicar, ele jamais irá fazer isto para prejudicar a sua própria criação.
Então somos os responsáveis por colocar essas dificuldades, pois somos os cocriadores dos desajustes dentro do nosso espirito, então temos que tirar e limpar dentro da nossa formação, temos que voltar a ser puros novamente. Devido a esta falta de experiencia, cometemos esses enganos, navegamos por águas que achamos que são as melhores, sem perceber que aquele caminho nós não deciframos ainda, e queremos mergulhar nele de cabeça, sem saber o que está acontecendo. Então esta falta de experiencia é que nos leva a este turbilhão, esses acontecimentos que não nos fazem bem. Muitas coisas que colocamos em nossa cabeça, nos levam ao questionamento de porquê está acontecendo tudo isso? Então devemos repensar o porque tudo isso está nos desestabilizando. O oceano espiritual e o material que existe e foi criado por Deus é perfeito, nada irá o destruir, mas o nosso oceano nós não cuidamos dele, sempre está faltando alguma coisa e nós não queremos reconhecer isto.
A Catequese de Santo Tomas de Aquino, através dos seus ensinamentos, com suas orientações vai nos colocando no rumo certo, dentro deste oceano espiritual, e este oceano com o passar do tempo ele vai ficando mais tranquilo, e quando necessário surgirão as tempestades, mas essas tempestades vão ser uma forma diferente para que possa ajudar e encaminhar a todos. É desta forma que a Justiça de Deus vai colocando tudo que é necessário para a nossa caminhada, hoje uma calmaria, amanhã um sol melhor, um vento mais forte ou mais fraco, para que possamos entender como é a nossa trajetória espiritual, o que acontece com todos nós e que temos muito a melhorar, e que isso acontece com todos, para que juntos façamos alguma coisa no sentido espiritual sempre.
Para que este sentido espiritual seja nossa bussola, seja nossa orientação maior. Então sem está orientação, sem essa carta náutica espiritual, nos encontraremos sem rumo, não entenderemos o porquê viemos nesse mundo e em matéria. Sabemos que viemos ao mundo e em matéria para aprender, conhecer e ajudarmos uns aos outros para que todos possam evoluir de uma forma mais clara, simples e lógica para todos.
A Justiça de Deus sempre tem uma solução para o que quer que seja, não podemos de forma alguma dizer que a justiça de Deus nos abandonou e que ela não olha por nós. A Justiça de Deus sempre olha por todos e sempre está a nosso inteiro dispor, basta olharmos e nos aproximar por este detalhe.
Olhamos o dia lindo e pensamos, hoje eu vou me esbaldar eu vou tirar o meu dia de folga para fazer aquilo que eu gosto e esquecemos de alguns detalhes, como agradecer a Deus pelo aquele dia de sol e aquele momento, porem amanhã quando o dia estiver cinzento que eu possa entender todo esse processo e observar tudo o que acontece e o que o nosso Criador coloca no mundo para o nosso crescimento.
A catequese nos oferece esta visão de paraíso, basta saber como devemos chegar com toda a nossa experiencia e que possamos fazer com que a nossa vida em matéria seja um pouco melhor, para que consigamos chegar à perfeição espiritual, com toda experiencia necessária, afim de evoluirmos e mantendo sempre o olhar para o próximo, oferendo a ajuda para que possamos direcionar neste oceano espiritual.
E assim meus irmãos, a gente vai conseguindo fazer em matéria, um pouquinho melhor e mais tranquilo no sentido do bem estar espiritual, para que consigamos entender e ver tudo o que é necessário ser visto no lado espiritual. Coisa que agente faz muito pouco no mundo. Enquanto as coisas estão bem, maravilha, quando as coisas começam a ficar um pouco mais ruim, dizemos “Ai meu Deus! O que eu faço?”
Está na hora de todos terem está preocupação de observar melhor o que o Criador tem para todos nós.
Aula Nov/2022