Infelizmente hoje vivemos em um momento onde estamos nos tornando nada mais nada menos que máquinas. Ligamos o piloto automático e vamos: trabalhar, socializar, estudar, faxinar, conversar e fazer tudo que for necessário. No final do dia desligamos, tentamos recarregar e no dia seguinte tudo se repete, fazemos tudo de forma tão robótica que na maioria das vezes nem conseguimos sentir o tempo passar. Pois, estamos totalmente programados para executar as tarefas que nos foram dadas. E vem a pergunta em meio a tudo isso, onde estão os sentimentos? Onde se esconderam ou se perderam: a essência, o amor, a empatia, a gratidão, a fé, a força, os sonhos, os objetivos, a reciprocidade, a virtude, a tranquilidade, a esperança, a tristeza, o choro, a alegria, as vitórias e a vontade de viver. Perceberam que na maioria dos dias não conseguimos lembrar que somos um ser humano em evolução composto por uma essência e por uma capa de músculos? Sentiram que tem dias que você está tão no automático que nem consegue perceber as atividades que está desempenhando que quando você se dá conta já está tudo feito e não conseguimos se quer lembrar como aconteceu! Por que estamos permitindo isso? Não foi nos dada uma oportunidade para vivermos como máquinas, estamos aqui para crescer e nos desenvolver espiritualmente, para sanar necessidades não só as nossas, mas, principalmente à daqueles que não tiveram a mesma oportunidade e esperam ansiosos para que levemos a eles o entendimento.
Não podemos entrar nessa de piloto automático. Pegue agora as rédeas da sua vida, permita-se sentir e viver. Seja grato todos os dias ao acordar pela manhã, pois você não tem ideia da quantidade de pessoas que não tiveram essa oportunidade hoje. Pare de acordar reclamando do calor, da chuva, do transporte, da comida, do dinheiro, do ar, da casa, da família, dos amigos, pois você escolheu estar exatamente neste mundo, país, estado, cidade, casa, família, emprego, enfim foi a escolha de cada um, então pare de ficar procurando problemas e dificuldades, comece a agradecer pela a dádiva da vida, pelas pessoas que tem a sua volta, pelo o alimento que tem na sua mesa, pelo o emprego que por mais que seja difícil é o que te permite ter as coisa que tem hoje.
Chega de ficar pelos cantos reclamando, não percebem o quanto isso atrasa sua evolução o quanto isso te prende, o quanto você é sugado para o lado escuro, o quanto isso te tranca em sua própria cela, a ponto de virarmos máquinas, onde na maioria dos dias deixamos de sentir e o piloto automático comanda tudo.
E você caro irmão (a) você tem sido um ser ou uma máquina? Consegue fazer esta distinção? Se você estiver no controle da sua vida parabéns, continue nesse caminho e comece a ser mais grato e reclame menos, lembre-se de reclamar está entre uma das nossas maiores necessidades e vícios, então trate-se, seja prudente você já tem condições para isto. Se você acha que se enquadra no piloto automático não se desespere, ainda a tempo de mudar, é só você querer. Tudo depende unicamente de você então comece a agir, lembre-se, nós, que damos o poder ou não aos outros para interferirem na nossa vida. Então guarde esse poder para você e o use em seu favor.
Lembre-se até as situações mais complicadas nos trazem aprendizados. Então pare de olhar apenas o lado negativo de tudo. Lembre-se tudo é como uma moeda sempre existem dois lados, então aprenda a olhar o todo e não apenas a parte mais fácil que é apenas reclamar. Não queira um mundo de perfeições isso não existe, precisamos das imperfeições para que haja o equilíbrio, quer fazer uma diferença no mundo, comece por você, não pelo o outro. Temos o poder de mudar apenas a nós mesmos, o outro é um bônus que vem pelo o exemplo, o outro não vai fazer porque pedimos e sim pelo exemplo que ele vê. Está na hora de pararmos de agirmos como tolos e pessoas leigas, vamos acordar para o momento para as oportunidades que temos, viemos pelo um motivo, ou querem desperdiçar uma encarnação? A escolha é sua, então parem de perder tempo e de se esconderem. O mundo está precisando do nosso compromisso e empenho não sejam negligentes. Comecem a agir, abram os olhos vivam a vida de vocês, sintam tudo, sejam pacientes e persistentes e lembrem-se máquinas quando não operam de forma produtiva são substituídas e descartadas. E tenho certeza que nenhum de nós se comprometeu a ter esta oportunidade para ser descartado. Então comece a trabalhar e fazer o que veio aqui para fazer. Pare de afastar a Luz e querer se esconder nas sombras, lembre –se as luzes estão sempre a nossa disposição, mas, nós que temos que dar condições para que elas se aproximem, temos que fazer a nossa parte. Quando Jesus cita “faça a sua parte e eu te ajudarei”. Essa frase é algo que temos que ter sempre em mente. Para que as coisas aconteçam temos que fazer por onde.
A Única coisa que cai do céu é a chuva e isto a física pode explicar, então para tudo, tem que haver movimento dos dois lados. Vocês têm muita capacidade, mas, precisam acreditar e parar de ter medo, não é momento de ficar em cima do muro, ou você aceita a sua missão, arregaça as mangas e se compromete, ou simplesmente não faça nada, mas, lembre-se que depois terá que assumir a responsabilidade por isso quem perde é você. Acordem, lutem, se comprometam, sejam persistentes, vocês sabem o que precisa ser feito, pare de esperarem, ou vão ficar uma encarnação inteira sentados esperando o momento certo surgir? Se não tem terreno fértil, prepare o; se não tem boas condições crie; o momento certo não existe, nós o criamos. Nós confiamos em vocês, porém de nada adianta se vocês próprios não confiam.
Então vamos lá você é uma máquina ou um ser? Após responder essa pergunta comecem a agir, não será fácil, mas, quem disse que seria, comece dando o primeiro passo degrau por degrau, com calma e concentração. Você tem a resposta para todas suas perguntas, basta estar disponível a ouvir.
Agradeço as luzes da catequese, a todos os membros que compõem a nossa família da Catequese de Santo Tomás de Aquino e em especial a Frei Coimbra.
Aula Mar/2024