Catequese de Santo Tomás de Aquino. movimento de orientação espiritual para todas as criaturas, ninguém poderá ficar de fora dessa marcha para Perfeição, da Criação a Perfeição Espiritual, marcha essa que é ininterrupta, no sentido do que fazemos com o nosso espírito, do que fazemos com a nossa evolução espiritual, do que fazemos para cuidar das nossas necessidades, de forma mais completa, mais justa e mais direcionada?
Nessa marcha existem algumas interrupções, de uma certa forma, de encarnações em encarnações, mas o nosso espírito jamais interrompe seus pensamentos e jamais deve deixar de cuidar das suas necessidades porque ela é continua, tanto que o próprio criador jamais deixa de cuidar de nós e jamais deixa de olhar para nós, jamais diz a nós... hoje eu não posso, olha hoje eu tenho outro assunto para cuidar, olha hoje é feriado, hoje estou de folga, hoje eu não posso atender a todos, hoje eu não posso cuidar da minha criação.
Dessa forma que nós devemos nos conduzir nessa caminhada, nessa marcha para Perfeição Espiritual, nessa caminhada de evolução, e não interromper a nossa evolução no palmilhar dessa marcha.
E como a gente a interrompe? Nos descuidando, cuidando de outras coisas que muitas vezes não tem nada a ver com a nossa formação, com nosso crescimento, então nessas interrupções que nós colocamos e que nós proporcionamos para nós, de uma forma um pouco errada, vamos enganando a nós mesmo, o descuido vai nos atrasando nessa caminhada e como essa caminhada é ininterrupta, vamos ficando nos buracos e vamos deixando de cuidar algumas coisas ou quase todas que são as nossas próprias necessidades.
Hoje nós podemos vivenciar isso, Hoje nós podemos concretizar isso porque a justiça de Deus permite tudo isso a nós, fazendo com que a nossa caminhada seja um eterno hoje, um eterno cuidar do nosso Espírito, porque para nós existe aquela famosa folga, famosa despreocupação com as coisas de Deus.
Mas para o Criador isso não existe, tanto que a preocupação dele é constante para conosco e a nossa preocupação para com que ele nos oferece, para aquilo que nos proporciona, não é da mesma forma; nós muitas vezes deixamos de lado algumas coisas que seria importante, por um simples passo para podermos reconhecer algumas coisas que estão faltando dentro nós, dentro da nossa formação e nós não nos atentamos para esse detalhe e achamos que tem um amanhã, assim como aconteceu o Ontem, e esquecemos de cuidar do nosso espírito que é sempre, e isso é a todo instante, é trabalhando, é nos divertindo, é estando em qualquer lugar que seja, com o nosso espírito sempre conectado ao criador.
Se estivermos sempre conectados ao criador estaremos em uma constante, não tem momentos especiais porque parece que nós só lembramos de cuidar do lado espiritual, somente naqueles momentos que nos aflige mais, naqueles momentos em que "aí meu Deus o que que eu faço agora?" E nesses momentos que a presença de Deus é necessária, então por isso que eu digo que ele sempre está ao nosso dispor seja em que momento for, só que nós não agimos da mesma forma, não mantemos essa constante, essa constante também não precisa ser aquela que passamos o dia todo ajoelhado, pedindo alguma coisa para ele, como sempre fazemos pedir, pedir, pedir e nada oferecer em troca.
Não seria uma troca, mas sim uma necessidade nossa de estarmos ligados espiritualmente sempre a ele, nas horas boas e nas horas ruins e como essas horas são sempre as mesmas, então nós temos que estar sempre conectados, sempre dentro do clima espiritual, dentro das coisas de Deus, porque as coisas de Deus são sempre.
Hoje é hoje, hoje é hoje sempre, a nossa caminhada não é de momento, a nossa caminhada espiritual rumo a perfeição, não é uma etapa, não é um momento, não é uma situação melhor ou uma situação pior, é sempre, é uma caminhada constante.
O nosso dia é sempre, a nossa vida é sempre, até mesmo chegando à Perfeição espiritual estaremos nessa constante, estaremos nesse momento continuo, então, toda vez que nós temos o novo invólucro, toda vez que nós temos uma nova oportunidade é uma nova sequência e uma continuação, é uma constante.
Para o nosso espirito não podemos dizer que fomos esquecidos, que foi deixado de lado ou não foi feito alguma coisa ou deixado de fazer alguma coisa, porque as nossas preocupações as nossas necessidades tem que estar sempre cuidada, tem que estar sempre nas nossas mãos, sobre o nosso controle, para que a gente possa saber o que está fazendo e possa ter a real situação de tudo.
E sempre confiando que Deus está sempre presente, o nosso hoje vai ser sempre hoje, o nosso hoje não vai fugir das nossas mãos, porque sempre estaremos preocupados com a nossa evolução, sempre preocupados em nos aperfeiçoar.
Até mesmo as criaturas que não querem vir para o mundo, não querem uma situação material, não querem essa situação de se viver no mundo e de se evoluir; e mesmo assim a Justiça de Deus respeita e não obriga, não impõe e nem exige que terão de vir para o mundo, de forma obrigatória, ela está sempre procurando dar as melhores oportunidades, quando forem necessárias.
As oportunidades tem que ser aproveitadas, vivendo esse momento espiritual. Como tudo para o espirito é só espiritual, não tem como dizer que uma luz, como o sol, não deixa de brilhar porque ficou noite, ela está sempre brilhando, sempre fornecendo a sua energia e a sua claridade.
Apesar da necessidade de fazer o movimento, ela não deixa de ter a luz, não deixa de ter a energia, e assim é com a justiça de Deus, ela nos proporcionar isso sempre, se estivermos sempre e constantemente conectados ao hoje, fazendo parte de nós e não percebemos isso, não percebendo que temos que cuidar das nossas necessidades sempre, que temos que cuidar das nossas necessidade até dormindo, porque não, como é que nos deitamos, como é que paramos para descansar, não parece, mas estamos cuidando em apenas fazer um bom sono?
Um Bom Repouso acontecerá quando estivermos focados com as coisas espirituais, nos proporcionando um sono mais tranquilo, e assim o nosso dia a dia será mais tranquilo, o nosso hoje que é sempre ele estará constantemente em andamento, constantemente sendo cuidado como aquela pedra que vai sendo lapidada aos poucos, e aos poucos a gente vai conseguindo ser feliz, gerando e vivenciando um clima de felicidade e acalento, mesmo nos piores momentos.
Desta forma saberemos que o dia de amanhã que é o hoje, ele será feliz, porque estamos trabalhando na nossa formação espiritual dentro de nós e para que isso aconteça meus irmãos a Catequese de Santo Tomás Aquino está sempre ao nosso lado e a todas as criaturas; por isso que é um movimento de orientação espiritual para todas as criaturas independente de quem quer que seja.
As coisas de Deus estão aí para aprendermos, porque ela não fica em uma prateleira, para quando eu quero, eu vou lá e busco alguma coisa. Não é assim que se procede com as coisas de Deus; ela não serve de abastecimento fútil. Não é assim que se conduz e jamais será feito assim.
Se colocar as coisas de Deus em uma prateleira e quando de fato precisarmos e lembrarmos de ir lá para buscar, corremos o risco de não encontrarmos as coisas de Deus, pois as coisas de Deus não podem ser colocadas em prateleiras ou gondolas, e só serem utilizadas quando eu precisar, quando eu quero, assim estaremos agindo de uma forma contrária ao que nos ensinaram.
Se observarmos o segundos do nosso dia, como passam muito rápido, então deveremos estar mais atentos ao segundos que virão pela frente eles têm que ser trabalhados hoje, tem que ser lapidados hoje, começar nesse trabalho de evolução, de crescimento e aprendizado; parece uma coisa tão complexa que parece que tudo é impossível, mas não, é possível, porque as coisas de Deus são simples, observar e contemplar o nascer do dia, o pôr do sol, um pássaro, a natureza, inclusive nós que fazemos parte desta natureza, também merecemos ser observados de uma forma mais pura, mais completa e que é necessária para o nosso espirito, para que estejamos sempre integrados com a natureza, com o planeta e com o mundo espiritual.
E desta forma que vamos conseguindo evoluir, porque fazemos sempre da nossa vida um hoje, fazemos da nossa evolução sempre um hoje, e não tem como ser diferente, pois todo dia temos que viver alguma coisa e temos que evoluir sempre um pouquinho.
E como todo dia é uma constante, ela não para, está em constante movimento, em constante evolução e em todos os sentidos, temos que fazer parte disso.
Não temos que dizer o que foi ontem já foi, o que vem amanhã é outra coisa, não, é sempre um hoje, é sempre um novo aprendizado é sempre um crescimento.
Tudo que podemos fazer para que isso aconteça amanhã é a gente evitar de reclamar, que tudo esta parado, ou aquilo que viemos buscar não está ao nosso alcance, sim tudo que viemos buscar está ao nosso alcance, não de obrigação mas de um dever nosso de evoluir de aprender, de se preocupar com o nosso espirito, se preocupar com a nossa formação e com aquilo que estamos fazendo para nós mesmos e para o nosso próximo.
A Catequese de Santo Tomás de Aquino, sempre trilha esse caminho, no sentido espiritual, de como ela segue o exemplo do Criador ela jamais vai abandonar aqueles que querem realmente e até aqueles que não querem aprender por algum motivo ou por falta de experiência de viver essas situações, viver esse aprendizado, viver esse crescimento.
Ela estará sempre ao dispor de uma forma justa, de uma forma lógica coerente a todas as criaturas e todas poderão encontrar na Catequese de Santo Tomas de Aquino todos esses ensinamentos de uma forma mais direta, pura e simples para o nosso crescimento.
Então, o dia de hoje, já foi o dia de ontem e será o dia de amanhã, vai depender muito do que vamos fazer com o nosso espirito, vai depender muito daquilo que deixamos de fazer ou muito daquilo que vamos deixar de fazer por falta de uma boa vontade, por falta de experiência, falta de comprometimento com o nosso próprio espirito.
Quantas situações já vivemos, quantas situações que já podemos presenciar e assim mesmo em alguns momentos não acreditamos naquilo que somos capazes, não acreditamos ou deixamos de realmente reconhecer a nossa essência, de onde viemos. As nossas necessidades acabam deixando de serem cuidadas por não confiarmos e por deixarmos de confiar em quem realmente somos e para que viemos e o que precisamos fazer. Se somos filhos de Deus e viemos das mãos dele, da perfeição, temos que voltar para as mãos de Deus perfeitos, em todos os sentidos e para que possamos conseguir tudo isso, essa caminhada está aí, uma caminhada ininterrupta, uma caminhada bonita e de direção.
Nós com essa falta de experiência e que viemos adquirir no mundo, provocamos algumas situações, que até não queremos essa situação e que não aceitamos. E como não vamos aceitar se fomos nós mesmos que colocamos essa situação dentro de nós, então, como é justo e o Criador é justo, quem tem que tirar essas situações que não nos pertence somos nós mesmos.
Quando criamos uma situação ou algumas dificuldades, nós não consultamos o nosso Deus ou para as Luzes o que vamos fazer ou deixar de fazer, se tá sendo do meu interesse e da minha conveniência, seja qual for ela, a gente não questiona, mas quando passa incomodar, quando passa a importunar e dificultar a nossa caminhada, aí nós nos preocupamos, aí nós queremos fazer com que alguém nos tire dessa situação, fazemos com que a preocupação com que alguém venha ao nosso auxilio e aí nos esquecemos que esse auxilio está sempre em nosso alcance, esse auxilio vai estar sempre em nossas mãos, essa orientação estará sempre ao nosso alcance, ao nosso lado, e nesse momento nós não nos damos conta que vale mais a pena fazer isso porque é o meu interesse, só que aquele interesse que nós colocamos em primeiro plano muitas vezes não faz muito bem ao nosso espírito e não é aquilo que precisamos realmente para nossa evolução.
Devido a nossa falta de experiência nós chegamos num ponto em que vamos percebendo que aquilo não pode mais fazer parte da nossa formação, e teremos que começar tudo novamente, naquele ponto que estava ruim, naquele ponto que não gostamos de pertencer, mas fomos nós que colocamos dentro de nós mesmo, foi naquele momento que nós começamos a nos prejudicar, em um dia como hoje, por não termos a experiência necessária, cometemos os enganos.
E como tudo é uma constante, hoje estamos tendo a mesma oportunidade de podermos retificar, lapidar nosso espírito a nossa formação e reconhecer que nós podemos ser felizes a todo instante com essas situações, que podemos presenciar e reconhecer que não foi tão bom assim e a justiça de Deus é tão justa e tão correta, que nos coloca em situações que vamos esquecer um pouco daquilo que fizemos de mal, de ruim, e que vamos viver uma outra situação onde tenha uma oportunidade de refazer tudo aquilo que fizemos de errado tendo o mesmo momento, o mesmo hoje. E que tempos depois vamos conseguir
concluir que evoluímos, e que tivemos a oportunidade de tirar tudo aquilo que foi adicionado dentro da nossa formação e que não faz parte de nós e aos poucos iremos lapidando aquilo que precisa ser lapidado no nosso próprio espírito.
O Hoje é muito importante para nós, o hoje já foi o ontem e vai ser o amanhã.
Se nós não vivemos esse Hoje realmente, vai ficar difícil a gente entender o que é essa constante, o que é esse Hoje realmente porque para a justiça de Deus como já foi dito não existe feriado, não existe depois das 10 horas ou depois da festa ou antes da festa, ou no mês que vem ou no ano que vem.
Para Deus não existe isso, não existem desculpas, para a Justiça de Deus existe o sempre e sempre é hoje, e sempre estarão cuidando do nossos espíritos, tudo que ele vem fazendo por nós, é ininterrupto, é para sempre, tanto que depois de chegarmos a perfeição espiritual as coisas continuam, as coisas vão continuar de uma forma mais completa, mais lógica e não deixou de ser até hoje, porque tudo o que nos é oferecido é nesse sentido, sempre de aprendermos, sempre de construirmos alguma coisa para o nosso próprio espírito e como nós viemos para o mundo aprender, a gente esquece disso por falta de experiência, mas a oportunidade é dada, o nosso hoje sempre é dado, então não tem como dizer; hoje eu não posso, hoje não dá, hoje eu vou dar um tempo, hoje eu vou desligar o meu wi-fi, hoje eu vou desligar o meu momento de preocupação, hoje eu vou extravasar, hoje eu vou vazar, não tem isso hoje, e nunca vai ter, e se assim o fizermos estaremos provocando alguma coisa lá na frente, provocando alguma coisa que não teremos como dizer, aquele dia eu esqueci. Não tem como dizer assim, porque a oportunidade está sendo dada a qualquer momento.
Então meus irmãos as coisas de Deus não são só para os momentos de puro prazer, não são só para aqueles momentos maravilhosos, como diz o ditado popular: " Quando estamos na desgraça parece que tudo desmoronou e Deus não está do nosso lado", de forma alguma, em todos os momentos sempre teremos a presença de Deus, não tem como ser diferente, se ele é a Perfeição, ele jamais ira agir de uma outra forma.
O Hoje é para sempre.
Aula Set/2020